Nossa escola está localizada: Morro do Posto, Rua João José Godinho, S/N CEP - 88.506 - 080 Lages - SC
quinta-feira, 3 de março de 2011
A força do Rio
No Brasil, a eletricidade é gerada sobretudo em hidrelétricas, construídas nos rios em que a água segue com rapidez e em grande volume, faz-se uma barragem que interrompe o curso do rio e forma um lago artificial chamado reservatório.
Quanto maior é o reservatório e mais alta é a queda-d’água, mais energia é produzida. Por isso, as hidrelétricas costumam ser construídas em trechos onde se pode formar um reservatório e, ao mesmo tempo, utilizar as cachoeiras.
A barragem é atravessada por canos que leva a água até as turbinas, localizadas abaixo. Ao passar, a água faz girar o sistema de turbinas, que aciona uma máquina chamada gerador. O gerador é que produz a eletricidade.
A eletricidade percorre longas distâncias para chegar até nós. Durante esse percurso, perde-se sempre uma certa quantidade de energia. Para diminuir as perdas, a tensão é elevada em subestações próximas à barragem.
Para ser distribuída pelos fios da cidade, a eletricidade tem sua tensão reduzida em subestações abaixadoras. Em alguns postes, vemos também transformadores, cuja função é diminuir ainda mais a tensão, de modo que a energia possa ser usada nas casas.
Fonte
Didonet, Marcos. Energia: Recurso da Vida. Livri zero. ed. 2. Rio de Janeiro. 2005.