Passeio com os alunos
01 de Junho de 2011
Conhecendo a Usina Hidrelétrica Barra Grande
A usina foi construída no leito do rio Pelotas, entre os municípios de Anita Garibaldi/SC e Pinhal da Serra/RS, a Usina entrou em operação no dia 1º de novembro de 2005. Sua potência máxima instalada é de 708 megawatts, quantidade suficiente para atender ao equivalente a 30% da demanda catarinense ou a 20% do total de energia consumida no rio Grande do Sul.
Barragem Principal: é a estrutura que se destina ao barramento das água do rio Pelotas e à consequente formação do reservatório. Tem 185 metros de altura (a segunda mais alta do Brasil) e o comprimento de sua crista (distância entre uma margem e a outra) é de 665 metros. Sua base tem cerca de 500 metros de largura, e o topo tem aproximadamente 14 metro de largura.
Fonte: www.baesa.com.br
====================================##============================
O que é Energia
Conceito
A ciência define energia como a capacidade de realizar trabalho. Usar energia é mobilizar as forças da natureza para executar as tarefas úteis para o homem.
Para definir energia, o homem teve que usá-la, entendê-la e reconhecer suas diversas formas. Assim, chegou a um conceito sob o qual unificou trabalhos tão diferentes quanto movimentar um automóvel, ferver água numa chaleira e levantar um peso.
Formas de Energia
Em todo lugar, observamos várias formas de energia, algumas em sua manifestação natural, outras controladas pelo homem.
Por exemplo, o vento que bate em nosso rosto possui energia mecânica cinética, pois o ar está em movimento.
![]() |
Cachoira - Urubici -SC |
Por sua vez, a água da cachoeira dispõe de energia mecânica potencial antes de se precipitar, isto é, enquanto está no alto e é atraída pela força de gravidade. Ao escoar, sua energia se transforma em cinética.
O vento e a cachoeira estão próximos, o que facilita a percepção de sua energia. Mas o espaço sideral também tem energia, só que na forma gravitacional. Esta decorre da atração entre massas. A atração entre a Terra e a Lua, por exemplo, gera tanta energia que dá origem até mesmo às marés.
O calor que sentimos é provocado pela agitação das moléculas de ar em torno de nosso corpo. Calor é energia térmica, mas pode ser obtido também a partir de energia mecânica (ao esfregarmos as mãos, por exemplo), elétrica (ferro de passar roupa), química (fogo) ou nuclear (na usina de Angra dos Reis).
Ao Acendermos a Luz, acionamos um equipamento que emite uma forma radiante de energia: a eletromagnética. Esta se faz presente quando cargas elétricas se encontram sob a atração ou repulsão de um campo elétrico. Uma corrente elétrica também produz trabalho ao passar em um campo magnético, fazendo surgir uma força que pode mover as espirais de fio do enrolamento de um motor elétrico.
Estágios da Energia
De acordo com o estágio em que se encontra, a energia é considera primária, secundária ou final.
É primária ao brotar ou ser extraída da natureza: carvão mineral, lenha, petróleo, água aproveitada em hidrelétrica, radiação solar absorvida por célula fotovoltaica.
• O petróleo é extraído do subsolo e, após refinado, dá origem a produtos como a gasolina e o diesel.
O resultado da conversão da energia primária é a energia secundária.
Ex.
carvão mineral purificado, carvão vegetal, gasolina, diesel, eletricidade.
A energia secundária passa a ser chamar Energia Final ao ser usada pelo consumidor, na cidade e no campo.
• A eletricidade que abastece as residências e fábricas;
• A gasolina que move os carros;
Fontes de Energia
Fonte é onde a energia surge. O Sol e a Terra são fontes. A energia oriunda de uma mesma fonte pode mudar de forma, que é a maneira como a energia se manifesta.
A energia se origina de apenas três tipos de interações fundamentais:
• Entre núcleos atômicos, gravitacional e eletromagnética. Uma maneira fácil de entender tais interações é analisar as fontes de energia solar, geotérmica e nuclear.
Energia Solar
A energia solar provém da fusão, no Sol, de núcleos de elementos leves, especialmente do hidrogênio, com a consequente produção de hélio e de uma forma de hidrogênio chamada deutério. A massa total resultante da reação é ligeiramente menor que a inicial. A diferença entre ambas transforma-se em energia térmica, ou seja, calor.
A energia solar é a mais importante para o homem.
Do sol depende nossa vida.
Ela é produzida constantemente.
O centro da Terra é uma massa incandescente composta principalmente de metais de temperatura muito alta. Por serem instáveis, tais metais se degradam e liberam calor, que origina a energia geotérmica.
Esta fonte de energia se manifesta através de vulcões, gêiseres e fontes de água quente.
Energia Nuclear
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEQRRFJXopSuv4urYr7zPM3as9jIEHxxTF9HS6ZxXrTN09Q439Pdz_aFla_SwBcy80wYPmCXnTGG4xproxAJYBpugTuSrPOYj149iYNwwdUi7xYj6tImksmb8bV0ICZBdUqfjnIFgJ1PRc/s200/energia_nuclear.gif)
O calor gerado como consequência da fissão serve para produzir vapor, movimentando uma turbina que aciona um gerador elétrico.
A fusão nuclear é uma reação diferente: núcleos leves, como de hidrogênios, combinam-se para formar núcleos mais pesados, liberando energia. Os núcleos leves são mais abundantes, mas sua fusão ainda não é controlada pelo homem.
Referência
Didonet, Marcos. Energia: Recurso da Vida. Livri zero. ed. 2. Rio de Janeiro. 2003.